Educaçao
O APRENDIZADO MUSICAL EM CRIANÇAS ENTRE ZERO E SEIS ANOS,
SEGUNDO A TEORIA DA APRENDIZAGEM MUSICAL, DE EDWIN E. GORDON.
ALESSANDRA FREDERICK
RIO DE JANEIRO, 2008
2 O APRENDIZADO MUSICAL EM CRIANÇAS ENTRE ZERO E SEIS ANOS, SEGUNDO A TEORIA DA APRENDIZAGEM MUSICAL, DE EDWIN E. GORDON.
Por
ALESSANDRA FREDERICK
Monografia apresentada ao Instituto VillaLobos, Centro de Letras e Artes da UNIRIO, como requisito para a conclusão do Curso de Licenciatura em Música, sob a orientação da professora Silvia Sobreira.
Rio de Janeiro, 2008
3 FREDERICK, Alessandra. O aprendizado musical em crianças entre zero e seis anos, segundo a Teoria da Aprendizagem Musical, de Edwin Gordon. 2008. Monografia de fim de curso de Licenciatura em Música – Instituto Villa-Lobos, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
RESUMO
O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica a respeito da aprendizagem musical em crianças entre zero e seis anos. Observamos que este tema é pouco abordado nas monografias de graduação do curso de licenciatura em música na UNIRIO, e poucos são os autores pesquisando o assunto no Brasil. A pesquisa se baseou na Teoria da Aprendizagem Musical, desenvolvida por E. Gordon, autor pouco conhecido no Brasil, e tem como objetivo principal conhecer um pouco mais sobre esta teoria e sua aplicação. No primeiro capítulo, são explicados alguns dos termos utilizados pelo autor, como audiação e aptidão musical. No segundo capítulo, é descrita a primeira parte da Teoria da Aprendizagem Musical, que consiste na orientação musical informal, e é voltada para crianças na faixa etária de zero a seis anos. Por fim, ainda neste capítulo, é feita uma ligação entre a Teoria e a preparação para o ensino formal de um instrumento musical.
Palavras-chave: Teoria da Aprendizagem Musical – audiação – aptidão