Educaçao
P
Nesta aula, vamos abordar três tópicos importantes:
1) Qual é a missão do diretor espiritual?
2) Como deve ser a fidelidade do diretor espiritual?
3) O diretor espiritual é o único formador no caminho da pessoa para Deus?
Fazemos perguntas para depois tentar responder, mas principalmente, quero que elas te incitem à pesquisa e que você procure se aprofundar nas respostas dessas perguntas. E para isso, quero indicar a leitura do livro: “A Pedagogia da Direção Espiritual”.
1- Qual é a missão do diretor espiritual?
O diretor espiritual deve conduzir a pessoa a crescer nos caminhos da vida interior e da vida espiritual. Porque todos nós quando fazemos uma caminhada, devemos ter claro pelo menos três pontos: de onde partimos, onde queremos chegar e quais os meios que queremos utilizar.
Por exemplo, eu parto de São Paulo para chegar à sede da TV Século 21, em Valinhos. Para isso, devo definir como vou até lá, se de ônibus, de avião, de carro ou a pé. O importante é que eu tenha uma meta bem clara. Assim a missão do diretor espiritual é deixar, desde o início, bem claro àquele a quem ele dirige a finalidade desse caminho.E a finalidade é uma só: a experiência de Deus, o conhecimento de Jesus Cristo e a vivência do Evangelho.
Por isso aqui cabe um sério questionamento. Pode, por exemplo, um budista orientar espiritualmente um católico? Ou um católico orientar um hindu? Até certo ponto sim, porque um caminho espiritual é também antropológico que nasce dos desejos fundamentais dos humanos que é igual para todos.
Mas chegará um momento em que o diretor espiritual católico deve colocar para a pessoa que orienta, por exemplo, a verdade da Eucaristia, a verdade sobre Jesus ou sobre Nossa Senhora e todos os outros mistérios da fé cristã. E esses mistérios que nós católicos vivemos, não são vividos por um hindu, um budista, um muçulmano.
Por isso, nós devemos insistir que um católico para crescer na sua