alogamas
Plantas Alógamas: possuem mais de 95% de fecundação cruzada; São espécies na qual há o predomínio da fecundação cruzada, há troca de alelos entre indivíduos de uma mesma população.
Exemplo de culturas alógamas
Cereais - milho e Azevém
Frutíferas – maça, abacate, uva e mamão
Floretal – eucalipito
Agroenergéticas - Girasol e cana de açúcar
Mecanismos que favorecem a alogamia
Protoginia
Protandria
Monoicia
Dioicia
Autoincompatibilidade
Macho esterilidade
Estrutura Genética de Plantas Alógamas
Populações de plantas alógamas, indivíduos trocam alelos por ocasião da reprodução de forma aleatória;
Tem-se uma elevada freqüência de indivíduos heterozigóticos na população;
Manutenção da carga genética (alelos letais e ou deletérios)
Método de Seleção
São utilizadas diversas modalidades de seleção, caracterizadas pelo grau de controle parental dos progenitores selecionados, existências ou não de avaliações de progênies, e controle ambiental, os métodos básicos de melhoramento de alógamas sâo
Seleção Massal
Na seleção massal a população original é avaliada e um número de plantas é selecionada com base no fenótipo, a semente de polinização aberta das plantas selecionadas é agrupada para dar origem à próxima geração, ciclo de seleção pode ser repetido uma ou mais vezes para aumentar a freqüência de alelos favoráveis. Um dos principais problemas da seleção massal é que ela é baseada somente no fenótipo, por isso, este tipo de seleção é muito influenciado pelo ambiente. O principal uso desse método é na obtenção de novas variedades em espécies vegetais que ainda não foram muito trabalhadas geneticamente ou para caracteres de alta herdabilidade.
A seleção massal é o método mais antigo de melhoramento de plantas e vem sendo utilizada pelos agricultores a milhares de anos. Isto ocorria quando os agricultores escolhiam as melhores espigas,plantas para darem origem à geração seguinte.
Seleção por progênie