A variabilidade e seu significado biológico
1ª Lista de Exercícios
A variabilidade e seu significado biológico
1 – O que é caráter? O que é fenótipo? O que é variação fenotípica? O que é variação genética? O que é variação ambiental? Qual a origem de cada uma? Qual a importância de cada uma?
CARATER: Conjunto de informações biológicas de identificam os indivíduos.
VARIAÇÃO FENOTÍPICA: São formas observadas no caráter. Pode ocorrer em virtude da variação genética e/ou ambiental.
VARIAÇÃO GENÉTICA: Diferenças nas constituições genéticas originadas através dos mecanismos de mutação. É hereditária e essencial par ao melhoramento e evolução das espécies.
VARIAÇÃO AMBIENTAL: Se deve a qualquer diferença, exceto aquelas do material genético. Sempre presente, mudando apenas sua intensidade. Não é hereditária e dificulta o trabalho dos melhoristas no reconhecimento dos indivíduos geneticamente superiores.
2 – Considere uma leitegada de suínos com 10 leitões. Se dois dos 10 leitões forem gêmeos univitelinos e apresentarem variação no peso do corpo, qual a causa dessa variação? Porém, qual a causa da variação no peso do corpo dos leitões provenientes de zigotos diferentes?
Variação Ambiental. Pois sendo os leitões univitelinos, ou seja, provenientes da mesma cadeia genética, tendem a possuir um mesmo DNA, portanto a causa da variação do peso em um deles é proveniente de fatores ambientais, haja vista que possuem a mesma carga genética.
Porém no restante dos leitões tendem a ser tanto uma Variação Ambiental quanto uma variação genética pois cada um deles possui um DNA diferente dos demais.
3 – O feijão é uma espécie autógama (a autofecundação é o processo natural de reprodução) e por isso as plantas são geneticamente puras. Assim, qual a causa da variação no peso das sementes de uma vagem? Por que? Já o milho é uma espécie alógama e por isso as plantas não são puras. Neste caso, qual a causa da variação no peso das sementes de uma espiga (variedade)? Por que?
Autógama=