Higiene do Trabalho III
Curso: Engenharia de Segurança do Trabalho
Turma: Nov. 2013
Disciplina: Higiene do Trabalho III
Professor-tutor: Paulo Rogério Albuquerque de Oliveira
Aluno (Nome completo): Alfredo Jose de Oliveira
Atividade: Atividade 2
Considere o conteúdo do Caderno de Estudo e a Figura abaixo para julgar os itens a seguir (Verdadeiro - V ou Falso – F).
1.( ) V A avaliação ambiental avalia os contaminantes (concentrações) e energias (intensidades); a partir do momento que o microrganismo (agente agressor em geral, químico, físico ou biológico) adentra ao corpo, há distribuição e sua biotransformação, fase na qual o monitoramento biológico atua
2.( ) V Só após a produção do metabolitos (ativos e inativos), sua redistribuição e fixação nos tecidos é que comparece monitoramento biológico de efeito; e finalmente, quando há efeitos tóxicos e lesões pré-clínicas é que as ações de vigilância à saúde são chamadas. Nada disso se confunde com diagnóstico, fase mórbida, manifesta e sintomática.
3.( ) V A dose é um termo farmacológico ou toxicológico usado para indicar a quantidade de uma substância que é administrado a uma pessoa. A frequência da dose (taxa) é a quantidade de substância administrada por unidade de tempo.
4.( ) F O controle biológico produz uma estimativa da dose, por isso é considerado superior ao controle ambiental. No entanto, a variabilidade dos índices usados para o controle biológico é importante e continua sendo uma incógnita, até numa mesma pessoa.
5.( ) V Para obter uma aceitável da dose em trabalhador exposto, são realizadas muitas e repetidas medidas, cujo esforço de medição pode ser maior que o próprio controle ambiental. Este fato é ilustrado por um interessante estudo sobre os trabalhadores da fábrica de barcos plásticos reforçados com fibra de vidro.
6.( ) V A variabilidade da exposição a estireno foi avaliada medindo repetidamente conteúdo ambiental de estireno. Foi medido o teor de