dificuldades de aprendizagem
1. INTRODUÇÃO
O presente relatório destina-se a referenciar as actividades desenvolvidas durante o estágio integral. O mesmo prende-se essencialmente a dar azo aos requisitos plasmados como parte integrante do Curso de Psicologia Clínica e Assistência Social concernente ao 2º semestre do 4º ano o correspondente ao 8o semestre de frequência global.
O estágio integral ora realizado, que se pretende descrever neste relatório tem como objectivo fundamental dar aos cursistas finalistas a oportunidade de manter um contacto directo com realidades práticas com as quais futuramente serão confrontadas no decorrer da vida profissional.
De salientar que o curso de licenciatura em Psicologia Clínica e Assistência Social tem a duração de 4 anos sendo o estágio integral a última fase de formação na qual o estudante procura conciliar e integrar os conhecimentos teóricos e práticos que adquiriu durante as fases anteriores da sua formação e aprofundar as experiências no campo de exercício profissional através de trabalhos práticos.
O referido estágio integral tem tido lugar no 8º semestre do curso durante um período de 16 semanas consecutivas, em 5 horas diárias perfazendo 400 horas no total.
Pela natureza do curso o estágio decorreu em dois locais, a saber: Numa unidade hospitalar e numa instituição de carácter social. A unidade hospitalar em referência trata-se do HCB (Hospital Central da Beira) concretamente em dois sectores: Departamento da Psiquiatria, Enfermaria de Psiquiatria, responsável pelo atendimento de vários transtornos psicológicos em adultos e nos serviços de CERPIJ (Centro de reabilitação psicológica Infantil Juvenil), responsável pelo atendimento de diversos tipos de transtornos psicológicos e físicos em crianças e adolescentes.
No que concerne a instituição social, o nosso estágio centrou-se aos serviços sociais da MULEIDE (Mulher lei e desenvolvimento), estes serviços sociais responsáveis pelo aconselhamento de