educaçao
Promover a inclusão social e a inserção no mercado de trabalho de jovens e adultos que não tiveram acesso à educação na idade própria, proporcionar condições para que parte da população construa sua cidadania e possa ter acesso à qualificação profissional, aumentar as taxas de escolarização. O principal objetivo da EJA é: de auxiliar cada individuo a tornarem-se tudo aquilo que ele tem capacidade para ser.
A inclusão da EJA no projeto educativo da escola é de vital importância para o cumprimento das funções de reparar e qualificar. Determinar claramente a identidade de um curso da EJA pressupõe um olhar diferenciado para seu público, acolhendo de fato seus conhecimentos, interesses e necessidades de aprendizagem. Para tanto se deve ter uma proposta flexível e adaptável às diferentes realidades, cidadania, trabalho e exercício da autonomia.
A educação possibilita ao individuo jovem e adulto retomar seu potencial, desenvolver suas habilidades, confirmar competências adquiridas na educação extra-escolar e na própria vida, com vistas a um nível técnico e profissional mais qualificado. Também oferecido pelos sistemas de ensino cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilita assim progressivamente os estudos em caráter regular.
A educação EJA representa uma possibilidade que pode contribuir para efetivar um caminho de todas as pessoas, de todas as idades. Planejar esse processo é uma grande responsabilidade social e educacional, cabendo ao professor no seu papel de mediar o conhecimento, ter uma base sólida de formação.
Na Constituição Federal de 1988 e a LDB, confere aos municípios a responsabilidade do Ensino Fundamental, e estabelece que sistemas de ensino cabe assegurar gratuitamente aos jovens e adultos, que não puderem efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, considerando as características do aluno, seus interesses, condições de vida e de