Eficiência Energética
Utilizar a energia com responsabilidade, sem desperdício, constitui um novo parâmetro a ser considerado no exercício da Cidadania. Os instrumentos de combate ao desperdício de energia estão alicerçados na mudança de hábitos e na eficiência energética. Segundo os conhecedores de educação ambiental existe uma necessidade de mudança de comportamento da sociedade de um modo geral, no sentido de eliminar o desperdício de nossas vidas. Para essa mudança se consolidar, primeiramente temos de mudar os nosso hábitos para que o comportamento, que é associado a grupos sociais, se consolide. Mudamos nossos hábitos a partir da informação que adquirimos, de forma construtiva, e que nos insere no contexto da nova situação. Uma vez que estejamos envolvidos e contextualizados nesta seara de evitar ações perdulárias ao se consumir energia, naturalmente estamos aptos a deixar os maus hábitos sobre qualquer desperdício.
A eficiência energética, como instrumento de combate ao desperdício de energia, cada vez mais se aproxima das necessidades do cidadão técnico brasileiro. É preciso que a tecnologia adequada a esse ferramental seja conhecida pelos técnicos que estarão direta ou indiretamente ligados a este setor. Economizando energia, estamos adiando a necessidade de construções de novas usinas geradoras, disponibilizando recursos para outras áreas e contribuindo para a preservação da natureza.
CAPÍTULO 1
O QUE É A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA?
O uso da energia nas sociedades geralmente passa por uma série de etapas de transformação desde o estágio em que ela é encontrada na natureza (a energia primária) até os serviços energéticos que interessam como a luz, movimento ou calor.
A figura 1-1 esquematiza o complexo caminho da energia entre a energia primária e o momento em que ela é utilizada para serviços energéticos. Neste percurso a energia primária sofre transformações e se apresenta de diversas formas que podem ser medidas com uma mesma unidade como