educaçao e sociedade
Aspectos gerais
1- O desenvolvimento do capitalismo e a Revolução Industrial, bases da sociedade moderna, ocorreram inicialmente na parte ocidental da Europa, banhada pelo Oceano Atlântico. A Europa oriental, ou Leste europeu, a parte menos desenvolvida do continente há alguns séculos, foi consolidada pela Segunda Guerra Mundial, bem como, principalmente, a denominação.
1.1- Após a guerra, o mundo ficou dividido em dois blocos principais: o capitalista, liderado pelos Estados Unidos; e o socialista, comandado pela União Soviética. Por causa de sua posição geográfica estratégica, entre a Rússia e a Europa ocidental capitalista, o Leste europeu tornou-se extremamente importante para a geopolítica soviética. Assim, durante quase meio século, Europa oriental foi uma espécie de periferia privilegiada da antiga superpotência socialista, mantendo fortes laços econômicos e militares com a União Soviética.
1.2- Os regimes comunistas sempre foram malvistos pela maioria da população e só se mantiveram durante décadas por causa do poderio militar soviético. O socialismo e a economia planificada, que existiram durante várias décadas no Leste europeu, foram implantados com a ajuda das tropas soviéticas. Os partidos comunistas, que monopolizaram o poder nos países dessa parte da Europa até por volta de 1989, em geral – as únicas exceções foram o da antiga Iugoslávia e o da Albânia –, que chegaram ao governo com o auxílio da força militar soviética. Tudo isso ajuda a explicar por que o socialismo acabou tão rapidamente nos países do Leste europeu, com exceção da Albânia.
1.3- Em 1989, o Leste europeu começou a mudar radicalmente, inclusive o seu mapa político. Um país deixou de existir (Alemanha Oriental) e novos países – Croácia, Eslovênia, República Tcheca, etc – surgiram com o desmembramento da União Soviética, da Tchecoslováquia e da Iugoslávia.
1.4- Hoje a Europa oriental é, cada vez mais, uma espécie de periferia privilegiada, dessa vez, da Europa