Redes Sociais
Já faz algum tempo o mundo apresenta transformações nunca antes vislumbradas, novas tecnologias (mobile mkt e e readers) surgem quase que diariamente, a concorrência se torna mais profissionalizada(novos produtos lançados, mercado aquecido...), o ciclo de vida dos produtos se torna mais curto. Estes entre outros fatores tornam a vida de profissionais e empresas cada vez mais complexas, cercada de necessidades de adaptação e readaptação a essa nova realidade. Sendo assim para que a empresa consiga se destacar, precisa buscar um diferencial competitivo. Quando uma empresa entra no mercado, começa a existir uma relação entre clientes e organização.
Com o interesse em compreender o relacionamento da empresa e consumidor ...blablabla1 A agilidade com que os clientes estão migrando para um relacionamento cada vez mais on line é maior do que a agilidade com que as empresas estão se preparando para isso. O crescimento do interesse pelas redes sociais, não deixa dúvidas. Se as marcas precisam se relacionar com seus consumidores, devem estar presentes nestes canais. É crescente a presença de empresas em espaços virtuais como blogs e sites de relacionamentos, por exemplo, Orkut, Facebook, além do fenômeno virtual do momento, o microblog Twitter.
Ter uma presença virtual marcante se tornou questão de sobrevivência provocando uma revolução no mercado. Assim surge a seguinte pergunta: Como as organizações podem explorar as redes sociais como estratégias do Marketing de Relacionamento?
O estudo é justificado porque com o crescimento do interesse em redes sociais cada vez mais usadas pelos internautas para diversão, paquera, troca de dados profissionais2, arquivos e outras informações, as empresas devem aproveitar essa oportunidade para desenvolver ações de marketing voltadas para a divulgação de seu produto, serviço ou ideia. 3Por este motivo as empresas precisam se adaptar a uma nova realidade propondo discussão sobre até que ponto vale a pena investir em