Qualidade em EaD
Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de Cursos a Distância.
Marcos Andrey Wolfenson
GRUPO: 07
Qualidade em EaD
Sena Madureira - Acre
2014
A educação a distância segue um modelo único. Os programas podem apresentar diferentes desenhos e várias combinações de linguagens e recursos educacionais e tecnológicos. No texto da semana, foram apresentados os referenciais de qualidade para projetos de cursos na modalidade a distância com o foco no ensino superior. Foi mostrada também a necessidade desses projetos contemplarem a dimensão técnico-científica e a dimensão política.
Para dar conta destas dimensões, devem estar integralmente expressos no Projeto Político Pedagógico de um curso na modalidade a distância os seguintes tópicos principais:
Concepção de educação e currículo no processo de ensino e aprendizagem;
Sistemas de Comunicação;
Material didático;
Avaliação;
Equipe multidisciplinar;
Infraestrutura de apoio;
Gestão Acadêmico-Administrativa;
Sustentabilidade financeira.
Esses tópicos são baseados nos referenciais de qualidade para a modalidade de educação superior a distância elaborados pela SEED/ MEC em agosto de 2007, com a finalidade de definir os princípios, as diretrizes e os critérios para as instituições que ofereçam cursos nessa modalidade.
Na disciplina Fundamentos da Educação a Distância (FEAD) podemos observar vários destes referenciais em prática, neste trabalho abordarei os itens: Sistemas de Comunicação e Sustentabilidade Financeira.
O Sistema de Comunicação, conforme descrito no texto da semana, consiste do uso das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) para a da interação e da interatividade dos atores (professores, tutores e estudantes) envolvidos no processo educacional da educação a distância.
A disciplina FEAD logo no início contemplou esse princípio através do Fórum Temático 1: EaD - Conceitos e Potencialidades onde o tutor a distância