Educaçao infantil
DOS PRECURSORES AS ROTINAS DA EDUCAÇAO INFANTIL
Foram muitos os que, mesmo não sendo educadores, pensaram e foram estudiosos da educação, destacando-se com as suas teorias e demonstrando grande interesse pela formação de crianças. Quanto se fala de reconhecimento da necessidade de uma atenção especial e diferenciada na educação infantil, neste sentido destacam-se alguns precursores da educação pré-escolar, no entanto para isso é necessario que se faça uma viagem do ponto inicial da tomada de educaçao por isso retomei algumas coisas que aprendi nas disciplinas de Pedagogia e Ciencia e também em Prática Investigaçao Educativa I, para compreender melhor como se deu o processo de rotinizaçao e organizacao dos espaços de educaçao infantil.
Desde a Grécia antiga, há grande preocupação com a educação. Os antigos gregos consideravam a educação infantil como uma criação, cabia às mães educarem os filhos até à idade de sete anos e depois disso os meninos eram entregues à educação militar, que era da responsabilidade do Estado e as meninas permaneciam sobre a tutela das mulheres, aprendendo em casa as tarefas domésticas.
O mesmo modelo de educação infantil informal foi usado na Roma Antiga que considerava a educação familiar um instrumento de formação para o futuro cidadão.
Durante vários períodos a educação tentou fazer da criança uma cópia do adulto, esquecendo-se que a infância existe e precisa ser vivida. Ainda antes de Cristo, os filósofos Sócrates e Platão se interessaram com a educação da criança, mas sem grandes resultados.
Foi a partir do Século XVI e XVII que se iniciou um processo maior e de mais interesse pela educação, com grandes precursores, dos quais destaco, em particular, os que se interessaram pela educação infantil.
João Amós Comenius (1592 – 1670), foi o primeiro educador a salientar a importância da