Encefalites e meningites
Este trabalho tem por objetivo, trazer informações sobre as patologias encefalites e meningites que são caracterizadas por inflamação a primeira refere-se à inflamação do cérebro e a segunda caracteriza-se por inflamação das meninges. As duas apresentam sinais e sintomas iguais, porém a meningite é mais abrupta e a encefalite mais branda. Vejamos, esclarecimento sobre estas patologias no decorrer das pesquisas no texto.
ENCEFALITE
A encefalite é uma inflamação do cérebro desencadeada pela presença de um agente infeccioso, habitualmente um vírus. Quando esse microorganismo agride diretamente o tecido cerebral, diz-se que essa encefalite é por invasão direta. Quando essa inflamação é uma reação desencadeada por agente infeccioso em outra parte do corpo, é chamada de encefalite imunoalérgica.
Vários agentes infecciosos causam encefalite, como bactérias, parasitas, fungos e, sobretudo, vírus. Eles são transmitidos por via respiratória, gastrointestinal, por picadas de insetos e carrapatos e até por mordida de animais, como é o caso do vírus da raiva. Porém, o agente mais freqüente é o vírus herpes simplex, que habitualmente provoca apenas aparecimento de bolhas nos lábios, mas algumas vezes pode alcançar o sistema nervoso e levar o aparecimento de uma encefalite que, se não tratada rapidamente, pode ocasionar graves seqüelas neurológicas.
A confirmação do quadro dar-se através de uma avaliação clínica e de diversos exames complementares, entre eles a análise do exame do líquido cefalorraquidiano, ou liquor, que é colhido por meio de punção na região lombar.
A análise do liquor pode sugerir qual o tipo de infecção. Se bacteriana ou viral e até mesmo revelar a presença de agentes infecciosos. Pode-se realizar um exame de imagem, assim como, tomografia computadorizada e ressonância magnética, para saber o local exato da inflamação e outras alterações no cérebro.
Sintomas
Os sintomas da encefalite incluem febre súbita, dor de cabeça,