Educaçao inclusiva
RESUMO
A educação inclusiva é um processo de inclusão e participação de todos os estudantes no âmbito escolar, de forma humanística e democrática, tendo como principal objetivo o crescimento, satisfação e inserção social de toda a população, independente de sua condição física.
Palavra-chave: Educação inclusiva, necessidades especiais, inclusão.
1 INTRODUÇÃO
Tendo como foco a educação escolar das pessoas com deficiência e objetivando a inclusão de pessoas com deficiência nas salas de aula em turmas regulares do ensino publico, é interessante conhecer o desenvolvimento das políticas de atendimento as pessoas portadoras de necessidades especiais, procurando inseri-las na área da educação básica, apontando questões e desafios na prática educacional dirigida para esses alunos.
Nos últimos anos, é nítida a ampliação do interesse em educar os alunos com deficiência, ou com necessidades educacionais especiais, nos registros legais e nos textos de poíiticas públicas no Brasil. A constituição de 1988 incorporou vários dispositivos referentes aos direitos da pessoa com deficiencia, no ambito da saúde, educação, trabalho e assistencia. Especificamente no campo educacional, preferencialmente junto á rede regular de ensino. Essas determinações estenderam-se para outros textos legais da União e para as legislações estaduais e municipais.
A lei n. 7.853, assinada pelo presidente da Republica em 1989, reafirmou a obrigatoriedade da oferta da educaçao especial em estabelecimentos públicos de ensino e definiu como crime o ato de “recusar, suspender, cancelar ou fazer cessar, sem justa causa a inscrição de alunos em estabelecimento de ensino de qualquer curso ou grau, público ou privado, por motivos derivados da deficiencia que porta” (lei n. 7.853, 1989), define-se que as escolas públicas ou privadas deverão oferecer programas de apoio para o aluno que está integrado no sistema regular de ensino, ou em escolas especializadas, exclusivamente