Educaçao forma de mudança
257 palavras
2 páginas
O foco do aprendizado na sociedade ocidental tem sido a preparação de mão-de-obra para o mercado. Esta forma de pensar tem nos desviado o objetivo principal da educação que é criar o novo ser, do potencial que existe dentro dele. Por seguir esta filosofia, os professores e a estrutura de ensino em nosso país tem gerado estudantes desqualificados, tanto no aspecto profissional, acadêmico e disciplinar. No pensamento de Carl Rogers o aprendizado é responsável por criar o individuo por completo, não apenas uma ferramenta para ser usada na engrenagem produtiva do mercado. A nosso ver, o foco do ensino dever está no relacionamento professor-aluno, uma relação hierárquica dentro da qual, é transferido para o aluno valores, para sua formação. A atitude de autoridade e dignidade humilde precisa estar dentro do professor o tempo todo, pois senão ele não tem como alcançar o aluno.
A arrogância nos desvia do objetivo da aprendizagem. Aprender é um processo dinâmico, mas o professor precisa estar consciente de quem ele é, pois senão como conduzirá o aluno do ponto onde este se encontra ao ponto onde ele deve chegar.
A imitação do aluno pelo professor é parte do processo de aprendizagem. O professor precisa se posicionar como um exemplo a ser seguido. Uma pessoa de quem o aluno tenha orgulho e a quem queira agradar, pois reconhece no mesmo os valores de dignidade e honra de que precisa para o seu relacionamento em sociedade, portanto o professor deve ser como um espelho onde o aluno possa se