Educaçao fisica e filosofia
RESUMO
O campo de atuação da filosofia é o mundo vivido e experimentado pelas pessoas, é a partir deste que conceitos, imagens e ideias são criados pelos sujeitos e que acabam ficando enraizados na cultura de uma determinada sociedade. Esses são os valores morais e ideias em senso comum comungados coletivamente. Diante disso o objetivo da filosofia não é ser uma mera observadora dos fatos, sua tarefa é questionar, provocar e mexer com a ordem estabelecida.
SUJEITO
Somo filhos de um mundo dominado pelo capitalismo, estamos presos aos padrões impostos pela sociedade dominante que nos fazem consumidores de marcas e produtos dos mais variados gêneros e utilidades. E somos “adestrados” pelos grandes meios de comunicação que nos introjetam os valores que eles querem que muitas das vezes não é algo que eu, enquanto sujeito verdadeiramente quero para mim, algo que eu internalizei e busquei para mim; mas sim expressa a visão e a vontade de uma sociedade dominante.Diante disso a autora no faz buscar uma reflexão a cerca do conceito de CORPO para Educação física na sociedade que vivemos.
A autora fala da relação de poder que se estabelece com o corpo, onde as atividades físicas servem para doutrinar, normatizar, padronizar o corpo. Além disso, ela faz criticas ás rotulações sofridas pelo corpo pela própria Educação física que acaba adjetivando e definindo o corpo; ela cita em especial o corpo SEDENTÁRIO onde o mesmo é sentido e visto como algo fora dos padrões estabelecidos pela sociedade dominante no que diz respeito a seu aspectos físicos e então ele é induzido a entrar no padrão de beleza vigente ( corpo atlético e forte).Segundo a autora o corpo é renegado as suas questões externas esquecendo que aquele é um corpo vivido que sente, pensa, que tem emoções. Assim a Educação física trabalha o corpo físico esquecendo que tem um SUJEITO que antecede o corpo. Dessa forma para a autora o corpo esta sendo visto e