Resenha educação física e filosofia
BARBOSA, Cláudio L. de A. Educação Física e Filosofia: A relação necessária. Petrópolis. Vozes, 2005.
Claudio Luis de Alvarenga Barbosa, nascido em 1967 no Rio de Janeiro/RJ. Graduado em:
Educação Física (1990 - UFRRJ); Pedagogia (1996 - UNIRIO) e Filosofia (2001 - UERJ), Especialização em: Educação Física Escolar (1994 - UFF); Supervisão Escolar (1998 - UFRJ) e Filosofia Contemporânea (2001 - UERJ). Mestrado em: Educação (1997 - UERJ) e Filosofia (2008 - UERJ). Doutorado em Educação (2005 - UFF). Autor dos livros: Educação física escolar: da alienação à libertação (Editora Vozes), 1ª ed. em 1997 e 5ª ed. em 2007; Educação física escolar: as representações sociais (Editora Shape), 1ª ed. em 2001; Educação e filosofia: a relação necessária (Editora Vozes), 1ª ed. em 2005; Educação física e didática: um diálogo possível e necessário (Editora Vozes), 1ª ed. em 2010 e 2ª em 2011. Atualmente professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) - Campus Nova Iguaçu, lotado no Departamento de Educação e Sociedade.
O livro de Claudio Luiz de Alvarenga Barbosa, intitulado Educação Física e Filosofia, refere-se a pratica pedagógica do professor de educação física, como uma permanente atitude filosófica, uma vez que será sua atitude filosófica que o levará ao permanente questionamento, não admitindo respostas prontas e acabadas.
O livro inicia-se com uma breve abordagem sobre o que é Filosofia, as suas características e a sua importância para a educação física, o autor questiona sobre os projetos esportivos que limitam os estudos a setores e não resolvem o problema da criminalidade, mesmo àqueles que praticam esportes. Além disso, o autor segue comentando sobre a Educação Física Escolar e a dialética em Sócrates e Platão e as suas idéias e visões sobre a dialética platônica no qual