kkkkkkkk
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ANA CAROLINA BARBOSA DE LIMA
PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA
IELMO MARINHO
2015
ANA CAROLINA BARBOSA LIMA
PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA
UMA HISTÓRIA DA LEITURA
RESENHA CRÍTICA
Orientadora: Prof. Eri elma
IELMO MARINHO
2015
ANA CAROLINA BARBOSA DE LIMA
UMA HISTÓRIA DA LEITURA
Resenha crítica, incluída como requisito na disciplina de Fundamentos Filosóficos Sócio Antropológicos da Educação Física e, que tem a intenção de promover o questionamento sobre a Educação Física perante a sociedade, comparando – a com as demais disciplinas como (Matemática, Química, Física, Português e etc.). A reflexão filosófica, que surge a parti dos questionamentos pode proporcionar novas ideologias, ideias e descobertas, mostrando a importância de estar em vigilância, por meio da reflexão filosófica, para melhoria do desempenho e crescimento da Educação Física.
IELMO MARINHO
2015
A associação entre a educação física, a filosofia e antropologia tem trazido importantes contribuições ao entendimento da construção da atividade corporal no decorrer da história.
A educação física é vista pela antropologia não só como uma disciplina qualquer, mas sim porque nela se enquadra toda a história da humanidade, desde a pré-história até nos tempos modernos. Em nosso país ela começou a ser praticada pelos índios, de maneira natural, quando tinham que caçar, pescar, remar, correr e lutar; e com a vinda dos negros africanos trazendo suas práticas, também naturais, originou-se a educação física ritmada, através da capoeira, macule lê etc.
Até o final do século passado, a educação física era muito diferente da que conhecemos hoje em dia; em 1893, a Associação Cristã de Moços (ACM) se estabeleceu no Brasil e