Enfermegem
Brasília ă DF 2008
Idealizada durante a 1... Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde, realizada em 1994, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) foi finalmente instituída em 2003. Entre as conquistas alcançadas ao longo dos últimos cinco anos, destacam-se a institucionalização da Ciência e Tecnologia (C&T) no âmbito do Ministério da Saúde e a consolidação deste como principal articulador das ações de política de ciência, tecnologia e inovação em saúde.
Cooperação Técnica
Em agosto de 2007, os ministros da Saúde, José Gomes Temporão, e da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, renovaram o acordo de cooperação técnica que, desde 2004, vem viabilizando o fomento a pesquisas em saúde e a projetos de desenvolvimento tecnológico. A maioria das ações, desencadeadas pela SCTIE, conta com a participação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Outros parceiros importantes da SCTIE nessas ações são as fundações de amparo à pesquisa dos estados e as secretarias estaduais de
saúde e de ciência e tecnologia. Para implementação de ações, programas e estudos voltados ao desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde (CIS), foi firmado, em dezembro de 2007, o Termo de Cooperação e Assistência Técnica entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério da Saúde. A cooperação técnica com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) também foi formalizada por meio de um termo de cooperação e assistência técnica, firmado em maio de 2008. O documento busca garantir a integralidade das ações dos setores saúde e educação. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) também tem estabelecido importante cooperação técnica em projetos estratégicos da SCTIE.
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos
MINISTÉRIO DA SAÚDE
01 04
Política Nacional de Ciência,