Relações ecológicas entr eos seres vivos
Nas comunidades bióticas dentro de um ecossistema encontram-se várias formas de interações entre os seres vivos que as formam, denominadas relações ecológicas ou interações biológicas. Essas relações se diferenciam pelos tipos de dependência que os organismos mantêm entre si. Algumas dessas interações se caracterizam pelo benefício mútuo de ambos os seres vivos ou de apenas um deles, sem o prejuízo do outro. Essas relações são denominadas harmônicas ou positivas.
Outras formas de interações são caracterizadas pelo prejuízo de um de seus participantes em benefício do outro. Esses tipos de relações recebem o nome de desarmônicas ou negativas.
Tanto as relações harmônicas como as desarmônicas podem ocorrer entre indivíduos da mesma espécie e indivíduos de espécies diferentes. Quando as interações ocorrem entre organismos da mesma espécie, são denominadas relações intraespecíficas ou homotípicas. Quando as relações acontecem entre organismos de espécies diferentes, recebem o nome de interespecíficas ou heterotípicas.
Podemos classificar as relações entre seres vivos inicialmente em dois grupos: as intra-específicas, que ocorrem entre seres da mesma espécie; as interespecíficas, entre seres de espécies diferentes.
Relações intraespecíficas harmônicas
As Relações Harmônicas são aquelas que trazem benefício para os seres que dela participam; intraespecíficas são relações que ocorrem entre seres da mesma espécie.
Indivíduos de uma mesma espécie quase sempre disputam por recursos e esta é denominada competição intraespecífica. Entretanto, esses indivíduos podem se auxiliar mutuamente: é o que chamamos de cooperação intraespecífica.
As relações intraespecíficas harmônicas são duas: a colônia e a sociedade.
Colônia:
Indivíduos da mesma espécie vivem e necessitam estar anatomicamente agrupados, interagindo de forma que proporciona vantagem a todos. Nesse tipo de relação, há divisões de trabalho, onde todos desempenham