Educando para paz
EDUCANDO PARA PAZ
1. Diagnóstico
O Projeto Educar pela Paz mistura uma reflexão séria e bem dirigida, a respeito da violência e não violência com atividades movimentadas e divertidas, criando um equilíbrio que acaba engajando as pessoas a amenizar a violência dentro da escola. Para construir uma comunidade baseada no diálogo, encorajando os participantes a enxergarem uns aos outros como recursos valiosos para criar transformações a nível pessoal, familiar e na sociedade.
2. Objetivos
Este projeto tem por objetivo trabalhar com oficinas:
• Elevar o nível de conscientização e informação, sobre as atitudes das pessoas por meio de atividades lúdicas;
• Promover diversas atividades educacionais que valorizem a construção do conhecimento sobre a cultura de Paz;
• Valorizar a identidade cultural sinalizando como forma de reconhecimento e afirmação da cidadania.
3. Ações
1º Dia da Semana pela paz
• Saudação da paz Na semana determinada pelos professores e diretores da escola, os alunos ao entrarem na escola serão saudados por um comitê de recepção com o cumprimento “Feliz Dia da Paz” e receberão uma fita branca que será utilizada por todos durante todo o dia. • Crachá da paz Os adultos e as crianças usarão um crachá no qual escreverão sua mensagem de paz como uma saudação educativa. Essas curtas produções textuais estimularão a criatividade e promoverão a oportunidade do trabalho com a linguagem escrita e a produção de leitura. As mensagens serão coletadas ao final do dia para compor o mural da Paz, onde serão expostos todos os crachás.
2º Dia da Semana pela paz
Os alunos acompanhados pelos professores realizarão uma pesquisa com o seguinte tema: “Lideres que inspiram a paz”.
Após realizarem a pesquisa, serão confeccionados cartazes que irão conter a biografia dos lideres achados e o que os motivava para tal luta e qual foi a sua contribuição para paz. Estes cartazes serão realizados e supervisionados junto com os