Professora
Essa perspectiva é afirmada na Constituição Federal/88 estabeleceu princípios para a educação brasileira, dentre eles: obrigatoriedade, gratuidade, liberdade, igualdade e gestão democrática, sendo esses regulamentados através das leis complementares.
A fim de consolidar o sentido de democratização nas escolas SANTOS Filho afirma, 1998, p.61:
Tais constatações devem estimular a implantação de uma educação cidadã garantindo o envolvimento de todos com uma prática pedagógica inovadora.
Foi a partir dessas reflexões que tivemos a ideia de contextualizar a escola de antes e a dos dias atuais, fazendo ressalvas e observando algumas diferenças entre elas sobre como trabalhar com os alunos o tema violência escolar.
Assim o teórico CHRISPINO, A.;CHRISPINO, R. S. P., 2002; CHRISPINO, 2004) afirma “é a de que a escola tornou-se de massa e passou a abrigar alunos diferentes, com inúmeras divergências. Habituada a lidar com iguais, a escola não se preparou para essa diversidade dos alunos. Por essa razão, surgem antagonismos que se transformam em conflito e que podem chegar aos extremos da violência...”.
È com essa visão que levantamos alguns questionamentos são eles: O que significa Paz para você? Para que ela serve? O que é preciso para aplicá-la na sala de