Direitos Humanos AVA
Introdução
Hoje em dia, uma das principais preocupações em nosso país é a saúde.
Temos diversos tipos de problemas com relação a este tema, principalmente pelo fato de que não há ninguém que faça com que este direito seja usada plenamente e de forma desejável.
Segundo os textos lidos e estudos realizados, constatamos que o direito a saúde foi criado por volta do século XX, na segunda geração dos direitos humanos fundamentais.
Consideremos a seguir, as informações a respeito de tal direito.
Anhanguera Educacional
2014
Desenvolvimento
Ser titular de um direito significa ter poder para agir segundo qual é exigido para as condições daquele direito. No caso do direito a saúde, o deferimento apenas irá determinar o cumprimento e não criando uma nova política.
Conseguimos verificar na segunda geração a respeito do início do “direito prestacional do Estado perante o indivíduo” do qual referia-se ao direito a educação, saúde, assistência social, cultura e trabalho. Surgindo esses direitos da segunda geração, constatou-se algo de suma importância para aplicar-se: despertar a conscientização em proteger a instituição.
Ou seja, definido como Direito da Segunda Geração, o direito a saúde passa a ser um direito social prestacional, visto que há uma necessidade de atuação positiva por parte do estatal.
Podemos dizer também, que este direito faz com que os cidadãos tenham mais dignidade, sintam que possuem valor perante a sociedade e que este direito deve ser exercido.
Infelizmente atualmente, o poder público tem deixado a desejar em diversos aspectos a saúde.
Notamos que na saúde pública, pessoas morrem em corredores de hospitais públicos, devido a falta de atendimento devido.
Infelizmente, algumas pessoas nem mesmo sabem que é seu direito ter saúde a altura do que necessitam