Educando jovens e adultos
Curso: Engenharia de Produção
ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
Heverton Souza Bueno
JUNDIAI - SP, Setembo de 2010
CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA
Curso: Engenharia de Produção
ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
Heverton Souza Bueno
Trabalho do Curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Padre Anchieta como parte dos requisitos para a conclusão do 8º semestre de 2010.
Prof. Juliano
Jundiai - SP, Setembro de 2010
Introdução Os conflitos fazem parte do processo de evolução da humanidade pois sempre existirão varias possibilidades para diversos conflitos. O conflito muitas vezes é visto com maus olhos mas ele é responsável pela evolução da humanidade como sociedade.
Visão positiva do conflito Os conflitos quando bem administrados geram varias opções para resolução de problemas , opções estas que podem ser estudadas para que se faça uma melhor tomada de decisão.
Possíveis causas do conflito
Experiência de frustração de uma ou ambas as partes.
Diferença de personalidade
Metas diferentes
Diferenças em termos de informações e percepções
Níveis de conflito:
a) Nível 1 – discussão: é o estágio inicial, é racional, aberta e objetiva. b) Nível 2 – debate: neste estágio, as pessoas fazem generalizações e buscam demonstrar alguns padrões de comportamento. c) Nível 3 – façanhas: os envolvidos no conflito começam a demonstrar falta de confiança. d) Nível 4 – imagens fixas: as pessoas assumem posições fixas e rígidas. e) Nível 5 – Loss of face (“ficar com a cara nochão”): é a postura de “continuo nesse conflito custe o que custar e lutarei até o fim”. f) Nível 6 – estratégias: neste nível surgem as ameaças e as punições ficam mais evidentes. g) Nível 7 – falta de humanidade: neste nível as ameaças e punições são mais freqüentes e as pessoas passam a se sentir cada vez mais desprovidas de sentimentos. h) Nível 8 – ataque