atividade 1 modulo 2
Texto Base: Amorim. Wilma . R. Panorama Histórico da EJA no Brasil e Mato Grosso. Unidade I. Fascículo Pós EAD em Educação de Jovens e Adultos e Juventude.
Texto de Apoio: HADADD, S, D. DI PIERRO, M. C. Escolarização de Jovens e Adultos. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, n, 14, 2000.
Leitura dos textos, retirar a partir do período da República, as principais conquistas e empates políticos travados na história da educação de jovens e adultos no Brasil. Faça de forma crítica essa análise, que deverá conter no mínimo 5 laudas.
Ao longo da história do Brasil, desde a colonização portuguesa, percebe-se a importância de políticas para a educação de jovens e adultos focadas e restritas principalmente aos processos de alfabetização, de fato que o reconhecimento e a definição desta modalidade como política pública de acesso e continuidade à escolarização básica é muito recente.
Entre o século XIX e o século XX, foram aprovados projetos de leis que enfatizavam a obrigatoriedade da educação de adultos sob influencia da cultura européia, no intuito do desenvolvimento urbano industrial. Para atender os interesses das elites que buscavam aumentar o numero de eleitores, pois segundo a Constituição ficou vedado o voto de analfabetos, podendo alistar-se somente os eleitores que soubessem ler e escrever. Assim surge o ensino noturno para jovens e adultos.
Assim, a educação escolar passou a ser considerada fonte do progresso e do desenvolvimento da nação. O domínio da leitura e da escrita foi valorizado para a execução das emergentes técnicas de produção industrial, frente ao acelerado processo de urbanização do país, e o analfabetismo era considerado como pessoas que fossem ignorantes, preguiçosas e incapazes.
Através da Constituição foram instituídas no Brasil a obrigatoriedade e a gratuidade do sensino primário a todos. A educação de jovens e adultos havia virado tema de política educacional.
Mesmo que a educação de adultos tivesse uma autonomia