educacao
Esta monografia se baseia na formação de educadores da educação de Ensino Fundamental que são focadas na valorização das relações que fruem das brincadeiras infantis. A premissa central desse trabalho é a concepção do lúdico como uma linguagem expressiva que possibilita conhecimento de si, do outro, da cultura e do mundo, tornando-se um espaço genuíno de aprendizagens significativas.
Com base nesses autores podemos compreender que a formação dos professores, em especial para a educação de Ensino Fundamental, deve considerar o brincar, além de recursos como literatura, música, arte, movimento, tempos e espaços, como uma das linguagens essenciais à infância – caminhos de expressão e comunicação capazes de favorecer o desenvolvimento integral e saudável da criança desde o seu nascimento.
O professor deve construir um repertório de possibilidades para oferecer subsídios cada vez mais variados para a criança poder recriar o mundo que a cerca, promovendo uma busca intensa e curiosa de compreendê-lo: brincadeiras corporais, com faz de conta, com regras e muitas outras devem ser conteúdos centrais de suas propostas pedagógicas cotidianas.
Nesse contexto, essa pesquisa irá retratar os jogos e as brincadeiras: uma ferramenta pedagógica para as aulas de matemática no 5 ano do ensino fundamental. Para tanto será feito um estudo bibliográfico sobre o tema proposto retratando justamente a importância dessa ferramenta pedagógica.
1 JOGOS E BRINCADEIRAS: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA
A escola tem o previlégio de abrir as portas da escola para as crianças, adolescentes e jovens, porém qual é a chave que abre a porta da aprendizagem da matemática? Quais são e de onde vêm as idéias matemáticas importantes que uma criança/adolescente do 5º ano precisa compreender afim de aprender matemática na escola? A matemática ensina, entre outras coisas, a usar números para representar o mundo e pensar sobre ele. Embora tal premissa pareça simples, há nela