EDUCACAO
Guarulhos
2013
DIANTE DOS PRECONCEITOS
REDAÇÃO
Essa reaprendizagem da realidade recebe o nome de ressocialização que significa integrar o indivíduo novamente a sociedade.
Cabe mencionar que a ressocialização será mais difícil, ou até mesmo impossível, se a estrutura da realidade abalada for a construída na socialização primária, pois esta foi construída praticamente do zero, iniciando quando o indivíduo não têm, nem mesmo as suas capacidades neurofisiológicas prontas, foi construída essencialmente no âmbito familiar e com uma grande carga emocional.
Os abalos na estrutura da realidade construída na socialização primária em geral são muito mais traumáticos e com grande probabilidade de se tornarem problemas patológicos porque envolve tanto a ciência básica quando a prática clinica, bem como é devotada ao estudo das alterações estruturais e funcionais das células, dos tecidos e dos órgãos que estão ou podem estar sujeitos a doenças.
Já a ressocialização para corrigir abalos na estrutura da realidade construída na fase secundária de aprendizagem é muito mais fácil, pois esta reaprendizagem da realidade é apresentada em seqüências lógicas e pedagógicas de um universo simbólico bastante teórico e possível de ser reaprendido.
Tudo o que foi vivido deve agora ser repensado para harmonizar-se com sua nova visão de mundo.
No último capítulo João Francisco Duarte Junior, cita a ocorrência de socializações mal sucedidas, por exemplo, quando a criança passa grande parte do tempo sob os cuidados de uma empregada ou babá que provém de um grupo social ou cultura radicalmente diversa da dos pais, desta maneira o indivíduo estará em sua primeira infância sofrendo a medicação do mundo através de realidades subjetivas.
Pode-se inclusive analisar o distúrbio mental classificado pela psicologia como “esquizofrenia”, sob este aspecto.
A dificuldade do