bioquimica
CURSO: AGRONOMIA DATA: 01/11/2013
DOCENTE: D. SC. ROBERTO LUIS PORTZ
ACADEMICOS: EDUARDO FONTANA GRR: 20131223 RAFAEL BENEDETI GRR 20133972
CARACTERIZAÇAO DA ENZIMA UREAZE DA SOJA
INTRODUÇÃO
Segundo Ligabue-Braun (2011) “A urease também catalisa a hidrólise de hidroxiuréia, dihidroxiuréia e ésteres de ácido carbâmico, como a tiouréia e p-nitrofenilcarbamato. Ureases de diferentes fontes diferem nas afinidades por estes substratos, e também apresentam diferente suscetibilidade à inibidores, como ácido acetohidroxâmico, o p-hidroximercuribenzoato”.
A urease ocorre em algumas bactérias e plantas, facilmente extraídas da soja e ela esta presente em animais e plantas. A urease é a catalisadora da uréia em amônia e dióxido de carbono. A uréase é conceituada como uma biomolécula, seja proteína ou RNA, que catalisa uma reação química específica (LEHNINGER et al, 2002)
O reagente de Biureto é um reagente analítico feito de hidróxido de potássio e sulfato de cobre, junto com tartarato de sódio e potássio. Este reagente de coloração azul torna-se violeta na presença de proteínas, reagente é comumente usado em um ensaio colorimétrico para a determinação de concentração de proteínas (ALMEIDA et al., 2011).
Como foi realizado em laboratório, os principais objetivos do experimento foram demonstrar a natureza proteica da enzima, determinar qualitativamente a atividade enzimática da enzima, demonstrar a desnaturação proteica e a especificidade da enzima .
MATERIAL E MÉTODOS
Pipetas graduadas;
Pipetador;
Tubos de ensaio;
Estate para tubo de ensaio;
Erlenmeyer;
Urease;
Tampão Fosfato com tiureia 1%;
Tampão Fosfato com ureia 1%;
Tampão Fosfato pH 7;
Indicador vermelho de fenol;
Água destilada;
Biureto;
Primeiramente, nomeamos 6 tubos de ensaio com a letra A ate a F.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Após realizado os métodos citados à cima, foi possível reconhecer a