arquitetura modena
Neste trabalho iremos explorar um pouco sobre a arquitetura moderna no Brasil.
O modernismo começa na Europa, e chega por aqui nos meados de 1920, com manifestos na Semana da Arte Moderna realizada em 1922, em São Paulo, o auge do modernismo foi em 1930.
Este modernismo, veio após a Revolução Industrial. As pessoas começam a procurar mais pelas artes, incluindo a arquitetura brasileira, deixando de lado as influencias europeias e mirando na nossa realidade desta época.
Esta modernidade também influenciou as áreas sociais, tecnológicas, econômicas e artísticas.
No Brasil, tivemos a influência de arquitetos estrangeiros, entre eles o mais influente foi o arquiteto Le Corbusier, sendo ele fonte inspiradora para os arquitetos pioneiros do Brasil, entre Les Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Affonso Reidy e Roberto Burle Marx.
A arquitetura moderna foi marcada pelo racionalismo e funcionalismo das obras. Além de se preocuparem com a beleza das obras, começaram a se preocupar com a funcionalidade delas.
E quando se começam a definir as formas geométricas, as obras deixam de ter ornamentações pois no pensamento arquitetônico da época a obra em si, já seria uma ornamentação.
Começam a utilizar os pilotis, vidros contínuos nas fachadas dos prédios, azulejos decorados, murais, esculturas e concreto armado.
Este movimento foi apoiado pelo Estado Novo, o Brasil governado por Getúlio Vargas, via neste estilo um símbolo de progresso.
Em contra partida por ser tratar de um regime autoritário, ditatorial, não era possível fazer nenhuma crítica as obras desta época. Qualquer crítica era encarada como uma traição à pátria. A censura e o medo das punições puseram fim as críticas, muitos daquela época, foram exilados como por exemplo Oscar Niemeyer, que foi considerado arquiteto da esquerda.
Iremos desbravar esta época e suas obras através de alguns arquitetos principais deste período.
Lucio Marçal Ferreira Ribeiro Lima Costa -