Teste alternador
Conteúdos
1.1. Instalação e manutenção do alternador.
1.2. Verificação do circuito de carga.
1.3. Verificação e controle do alternador.
1.4. Teste do alternador em banco.
1.5. Verificação e controle do regulador.
Objetivos
Estudar os processos de verificação e controle do conjunto alternador-regulador para a localização das possíveis avaria.
Conhecer as verificações que devem realizar-se em cada um dos componentes do alternador para detectar o defeito.
Estudar os processos de verificação individual dos diferentes tipos de regulador.
Introdução
As anomalias que podem produzir-se no funcionamento do circuito de carga são sinalizadas pela lâmpada de teste. A luz da mesma indica uma avaria no sistema que pode estar localizada no alternador, o regulador, ou a própria instalação.
Quando se produz uma avaria deverá seguir um roteiro de verificações em uma ordem lógica que o fabricante estabelece. Através destas comprovações pode detectar-se qual é o elemento defeituoso (alternador, regulador, circuito) e, seguidamente, proceder ao desmonte e comprovação individual de seus componentes, até localizar a avaria.
11.1. Instalação e manutenção do alternador
O alternador vai fixado ao bloco do motor em uma montagem oscilante que permite o esticar da correia de arrasto, tal como se vê na figura. Em alguns casos, a união se realiza com interposição de separadores elásticos, que absorvem as vibrações do motor de combustão, impedindo que se transmitam ao alternador.
A situação dos alternadores sobre o motor é tal que resultam protegidos contra respingos de óleo, combustível ou água, para o que, em alguns casos, utilizam-se telas protetoras. Figura 11.1. Alternador com tela protetora.
A figura 11.1 mostra o posicionamento de uma destas telas rodeando a carcaça do