Educacao
LÍGIA FERNANDA M. MORGADO
IEASC
SÉRIES- PUBLICO ALVO: ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9ºano).
PALAVRAS CHAVES: RACIOCINIO LÓGICO, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, DESAFIOS.
PROJETO:1ª GINCANA ESTUDANTIL – 2013.
TEMA: Aprendendo brincando e realizando sonhos.
MATINHA/MA
OUTUBRO DE 2013
INTRODUÇÃO
O raciocínio lógico é uma ferramenta indispensável para a realização de muitas tarefas especificas em quase toda as atividades humanas, pois é fundamental para a estruturação do pensamento na resolução de problemas. Assim, é imprescindível selecionar atividades que incentivem os alunos a resolver problemas, tomar decisões, perceber regularidades, analisar dados, discutir e aplicar ideias. As atividades propostas devem estar sempre relacionadas com situações que tragam desafios e levantem problemas que precisam ser resolvidos, ou que deem margem à criação e devem permitir que os alunos se sintam capazes de vencer as dificuldades com as quais se defrontam e de tomar a iniciativa para resolvê-las de modo independente.
JUSTIFICATIVA
O ensino de Matemática vem se tornando cada vez mais defasado em propostas que motivem o crescimento intelectual do aluno. E cada vez mais é exigido dele que pense e apresente soluções para os mais variados problemas do cotidiano.
Em decorrência disso, faz-se necessário propor atividades periódicas que permitam que o aluno apenda a pensar, desenvolvendo e ampliando, assim, a sua habilidade de raciocínio.
OBJETIVOS
Ensinar Matemática através de desafios;
Motivar o interesse e a curiosidade;
Ampliar o raciocínio lógico;
Desenvolver a criatividade;
Melhorar a interpretação de texto;
Observar e perceber coisas que não são percebidas pelos demais;
Aumentar a atenção e a concentração;
Trabalhar a ansiedade;
Melhorar o relacionamento aluno-aluno e aluno-professor
Reduzir a descrença na autocapacidade de realização.