logistica internacional
Transporte para a Logística Internacional
O container pode ser definido como uma caixa de metal, contendo portas e travas para seu fechamento, de modo a proteger a carga colocada em seu interior. Essas unidades são construídas de modo a serem intercambiáveis entre os navios, bem como entre estes e quaisquer veículos transportadores, por exemplo, os rodoviários e empilhados sem problemas a várias alturas.
Com isso, torna-se uma importante e versátil unidade de carga, atendendo aos desejos dos embarcadores e consignatários das cargas, oferencendo-lhes seguintes benefícios:
• Facilita a movimentação e os transbordos, viabilizando a logística do transporte multlimodal;
• Reduz o índice de avarias às cargas;
• Dificulta o roubo de cargas;
• Evita contaminação entre cargas incompatíveis armazenadas próximas e/ou transportadas no mesmo porão de uma aeronave ou navio;
• Possibilita o uso de embalagens mais leves e mais baratas;
Portanto, com o advento do container, tornou-se muito mais viável a locomoção de cargas de/para qualquer outro ponto do globo, independentemente da região de onde a carga esteja posicionada para ser retirada. Já no Brasil, os pontos de trânsito de mercadorias e pessoas podem ser chamados de “territórios aduaneiros”, onde as mercadorias circulam livremente. Tais espaços estão divididos em zonas primária e secundária, sendo a primária os portos, aeroportos e pontos de fronteiras enquanto a secundária compreende todo resto do nosso território, especialmente as águas internas, o mar territorial e o espaço aéreo.
À partir desse ponto, o transporte de mercadorias foi se modernizando e está diretamente relacionado ao desenvolvimento da civilização moderna, integrando o perfeito funcionamento de qualquer sociedade; serve também como instrumento básico de fomento para o desenvolvimento econômico de uma região, viabilizando os processos de trocas de mercadorias entre as regiões produtoras e consumidoras.
A