Educacao
Psicopatologia é a área da psicologia que estuda os comportamentos que produzem desconforto ou perturbação significativa para um indivíduo ou para outros de suas relações. Tais padrões podem advir de uma interação do sujeito com seus antecedentes (fatores predisponentes, ligados nos padrões hereditários e experiências da infância) ou do indivíduo com seu ambiente natural (fatores precipitantes).
02. O que é neurose?
Neurose é ligada a altos níveis de ansiedade, que é um estado de tensão emocional caracterizada por sentimentos irrealistas e instáveis de apreensão ou temor. A neurose pode existir no âmbito de uma personalidade neurótica ou de uma neurose de sintoma. No primeiro caso, a neurose se desenvolve graças a relações defeituosas entre pais e filhos, e onde a insegurança predispõe a ansiedade. Contudo, o indivíduo desenvolve mecanismos de defesa para controlar a ansiedade e estabelecer um equilíbrio psicológico que lhe permite atuar adequadamente. A personalidade neurótica é normalmente infeliz, tem dificuldades nas relações interpessoais e gasta uma enorme energia para manter seus mecanismos de defesa. A personalidade neurótica pode não desenvolver uma neurose sintomática.
A personalidade neurose sintomática é um estado reativo. No final, o indivíduo contrai sintomas neuróticos manifestos e de certa gravidade que podem criar situações paralisantes no psiquismo do indivíduo a ponto de necessitar de ajuda psiquiátrica.
03. Citar e explicar os diferentes tipos de neuroses (de ansiedade, fóbica, de conversão, obsessivo-compulsivo).
Neurose de ansiedade – Aqui a causa da ansiedade é reprimida, mas não cessa de todo, existindo um nível brando ou moderado, com períodos ocasionais de intensa ansiedade. Sintomas: dificuldade de concentração, irritabilidade, tensão, apreensão, sentimento de fatalidade iminente, preocupações irracionais, pânico, palpitações cardíacas, taquicardias, dificuldade para respirar, tremores das mãos,