Trabalho
Por mais que os eventos sejam uma das formas encontradas pelas empresas para falar com seus colaboradores internos, clientes e demais públicos, é necessário sempre tornar o evento um acontecimento especial, tanto para a empresa organizadora como para o participante.
Tornar um evento um acontecimento que traga emoções, experiências, que seja memorável éter a necessidade de conhecer profundamente o público-alvo. Determinar a classificação por objetivo ou por áreas de atuação, posteriormente a tipologia de um evento, só é possível quando a empresa sabe o perfil do público que pretende trabalhar.
Existem inúmeras possibilidades e tipos de eventos capazes de atender a cada um dos objetivos mais específicos e complexos de qualquer empresa, pessoa, independentemente de seu porte, verba disponível, produto/serviço comercializado, estrutura de marketing e outras.
• Almoço ou jantar
Trata-se de refeição oferecida durante o dia (almoço) ou à noite (jantar). Existem inúmeros tipos de cardápio, bem como várias maneiras servi-la. As mais utilizadas são a americana (sistema self-service, ou sistema em que cada convidado ou participante se serve sozinho da comida, que está exposta em bandejas num expositor), e a francesa (cada prato é servido por garçons ou garçonetes a cada convidado ou participante, que aguarda sentado em seus lugares à mesa). A combinação do tipo de cardápio e forma de serviço é que determina o tempo necessário para a degustação completa (entrada, prato (s) principal (is) e sobremesa).
•Brainstorming
O objetivo deste evento é encontrar soluções para um problema. Bastante usado pelos publicitários, permite uma análise ampla das várias possibilidades para uma questão.
Segundo Cesca, este evento tem os seguintes passos: "exposição do problema 14
pelo coordenador por 10 a 15 minutos: lançamento de idéias, seleção de idéias e síntese". Esse formato pode ser muito bem empregado também em eventos para a área de consultoria.