Educacao
Apesar de as pessoas muitas vezes tomarem remédios receitados pelos médicos ou escolhidos por contra própria sem lerem a bula, é importante destacar a importância dessas informações. Aprenda a ler uma bula para cuidar melhor da sua saúde.
Passos
1. Primeiro preste atenção na Composição do medicamento. Verifique qual é a droga principal e a quantidade presente em cada unidade. Esta informação será muito útil quando você comprar um remédio com um nome comercial diferente do prescrito pelo médico. Além disso, permitirá saber quanto ingerir, de acordo com a dose recomendada. Verifique também os excipientes (os outros compostos usados na fórmula do medicamento, seja comprimido, tablete e xarope ou outro tipo), já que você pode ser alérgico a algum deles.
2. Confirme a razão pela qual o seu médico indicou esse remédio em Indicações.
3. Em Posologia, cheque a dose que você deve tomar, o que em geral varia de acordo com a idade e o peso. Você encontrará também a maneira de prepará-lo para tomar, como por exemplo dissolvendo o pó em água. Em Posologia você saberá também se deve tomar com água, junto ou separado de refeições, etc.
4. Leia sempre as Contra-indicações. Assim você saberá se não pode tomar o medicamento em caso de doenças específicas, gravidez e amamentação, se é permitido tomar com bebida alcoólica ou se existe alguma interferência ou reação com outro medicamento que você está usando. Antes de receitar um remédio, o seu médico já deve ter considerado esses aspectos. No entanto, um olhar atento eliminará possíveis dúvidas.
5. As Reações adversas são a parte mais longa da bula e a que, geralmente, desperta mais receio. Leia com o seu médico ou com o farmacêutico para entender quais efeitos são realmente importantes e qual é a probabilidade de que aconteçam. Não é a mesma coisa se essas reações aparecem em 20% dos pacientes do que em 0,01%. Algumas reações exigem que você suspenda o medicamento. Consulte