Educacao
Quem nunca ouviu uma mulher grávida dizer: ''Agora tenho que comer por dois!''
Pois é, essa frase não tem nada a ver com os cuidados que a gestante precisa ter para que a gestação seja saúdavel e tranquila.
Uma má alimentação na gestação pode desencadear algumas doenças e pode colocar a vida da futura mamãe e de seu bebê em risco.
Tudo o que a mamãe come passa para seu bebê, então imaginem uma mulher que só se alimenta de alimentos pobres em vitaminas, ferro e proteínas, o que ela passará de bom ao seu bebê? Ela pode achar que está se alimentando bem, mas sem saber não está passando os nutrientes necessários para que o bebê se desenvolva bem e possa nascer saudável. A má alimentação na gravidez acaba resultando em nascimentos de bebês abaixo do peso e pequenos. Toda mãe quer sair da maternidade com seu bebê nos braços, mas infelizmente ás vezes isso não é possível. As causas podem ser várias, mas uma delas é o nascimento de bebês abaixo do peso, que acabam sendo internados até ganharem o peso adequado.
O que fazer então, para ter uma boa alimentação?
- Comer várias vezes ao dia e em pequenas quantidades ajuda a controlar o apetite e diminui as grandes ''pratadas'' do almoço e janta.
- Comer sempre alimentos saúdaveis e naturais. Abuse de cereais, legumes, frutas, fibras e sucos naturais.
- Beber muito líquido mesmo se não estiver com sede, pois ajuda no equilíbrio do nosso organismo.
Lembrem-se futuras mamães, alimentem-se sempre pensando em alimentos de qualidade e não em quantidade!
Deixo aqui algumas dicas de vitaminas e alimentos necessários que não podem faltar na dieta da gestante:
Vitamina A
- Auxilia o desenvolvimento celular, crescimento ósseo e na formação do broto dentário do feto. Interfere no desenvolvimento do tecido ocular e no sistema imunológico da gestante.
- A carência de Vitamina A provoca diminuição das defesas contra infecções.
Onde encontrar: