Educacao e Trabalho
Políticas em formação em cenários de reforma
Faculdade Araguaia
Goiânia, 2015
CAMILA FERNANDES DOS SANTOS
Políticas de formação em cenários de reforma
Resumo elaborado para fins de avaliação Parcial da disciplina de Educação e Trabalho, do curso de Pedagogia, da Faculdade Araguaia, da turma do 7º período, avaliado pelo Prof. Paulo Roberto.
Faculdade Araguaia
Goiânia, 2015
Segundo Vieira as tendências que marcaram a última década, e seus impactos na política de formação de docentes, discutindo o processo de globalização, as políticas de formação de professores, é um processo de mudança, por isso se expressa como cenários da reforma, a Política educacional é uma manifestação da política social. A Política educacional envolva um amplo conjunto de agentes sociais promovidos pelo poder público sendo assim, o estado é uma referência fundamental para sua compreensão.
As políticas educacionais segundo Cury vem se constituindo hoje em um terreno pródigo de iniciativas quer no campo dos suportes materiais, quer no campo de propostas institucionais, quer no setor propriamente pedagógico. Elas abrangem, pois, desde a sala de aula até os planos de educação de largo espectro.
Alguns autores como Pedró e Puig em 1998 estabelecem uma distinção entre Política Educacional e políticas educacionais afirmando que a Política Educacional é uma ciência política em sua aplicação ao caso concreto da educação, porém as políticas educacionais são múltiplas, diversas e alternativas. A Política Educacional, é, portanto, a reflexão teórica sobre as políticas educacionais, se há de considerar a Política Educacional como uma aplicação da Ciência Política ao estudo do setor educacional e, por sua parte, as políticas educacionais como políticas públicas que se dirigem a resolver questões educacionais. Considerando tais elementos poderíamos dizer que as políticas de formação de professores se referem a um amplo espectro de