A Filosofia Dialogando Com A Educa O
Filosofia da educação, elas servem para conversarmos com alguém, pedir dinheiro emprestado, no geral, para nos comunicarmos no nosso dia-a-dia. Também serve para expressar sentimentos sutis e complicados.
Significar também, educar proteger. Quando nascemos somos seres frágeis e dependemos da proteção de um adulto que vai nos ensinar a viver. Com o tempo os seres humanos foram se organizando, porque uns mandavam, e outros obedeciam. Com os avanços tecnológicos as coisas mudaram na produção do trabalho.
As pessoas desenvolveram a capacidade de refletir com o que viam. A religião dos gregos advertia os homens para os riscos de um orgulho exagerados que os levava a se iguais aos deuses.
Os gregos entendiam o mundo dos homens de acordo com o modelo do mundo dos deuses.Eles perceberam que os dois mundos eram diferentes, que os homens não eram deuses, não tinham poderes divinos. Com tudo isso as formas e hábitos de vida foram mudando, os hábitos tradicionais perderam e surgiram novos hábitos.
Em cada época a filosofia era desafiada a conferir, as questões mais abstratas e mais discutida, era a da unidade do mundo físico natural. Naquele tempo eles conheciam apenas quatro elementos da realidade: a terra, a água, o fogo, e o ar. Ai surgiram os filósofos discutindo qual deles teria sido o elemento primordial. O primeiro foi Tales de Mileto, ele dizia que era a água, porque quando acordava pela manhã, via gotas de água nas plantas ai ele pensava que as plantas havia se transformado em vegetal durante a noite.
Mas Anaximandro afirmava que não era água, era um elemento que ele chamava de indefinido ou indeterminado. Na realidade a vida era impossível sem o ar, ele achava que era o ar.
Pitágoras sustentava que o elemento com Bse na sua realidade não era elemento material, mas formal: o número.
Heráclito afirmou que o elemento fundamental era o fogo, porque o fogo ensinava transformar todas as coisas.
Em vez de se dedicarem a busca do elemento primordial