educacao popular
Educação Popular- é uma discussão na qual é feita a valorização do conhecimento popular e alternativas pedagógicas que promovam a emancipação de sujeitos críticos.
Sujeito crítico- é aquele que questiona todos os acontecimentos da sua sociedade. Estes promovem a participação através desses questionamentos.
Não existe uma educação pré-estabelecida para uma comunidade. A educação dada na comunidade surge mediante as problemáticas da mesma.
A pedagogia da educação popular é a hist’oria de vida de cada sujeito.
O papel do mediador é incentivar dando força aos grupos populares para que ajam de modo a conquistar mudanças futuras, é de empoderar, fazer com que o grupo se sinta potenciado, e acima de tudo fazê-los entender que somente se houver coesão poderá se obter bons resultados. Assim as preocupações passam a ser mais coletivas.
Cultura popular- são os hábitos e modos de vivência de uma determinada população. Onde o seu principal instrumento é a oralidade. As pessoas expõem suas ideias, e consequentemente condicionam que as outras produzam suas posições.
Ao discursar o mediador deve medir o tom a que se refere para seu público-alvo para evitar que haja a sobreposição da fala institucionalizada aos saberes populares.
É importante que haja comunicação entre os intervenientes para que se atinja a participação da comunidade culminando assim no seu próprio desenvolvimento.
É relevante falar de conhecimento quando se trata de pedagogia popular.
Conhecimento- só existe quando ocorre uma apropriação do aprendido e consequentemente uma transformação desse em acções, ou seja, mudança de comportamentos. A participação não pode ser passiva nem parcial, o conhecimento exige uma presença do sujeito no e com o mundo, exige inventar e reiventar, entender como se conheceu e como se deu o processo de tranformação.
1.1. A invasão cultural e a teoria da acção para Paulo