origem do homem
INTRODUÇÃO …………………………..……………….…………………………………… pag – 02.
DESENVOLVIMENTO………………………………… pag – 03, 04, 05, 06, 07, 08.
CONCLUSÃO………………….………………………..………………………………………. pag – 09.
BIBLIOGRÁFICA……………………………….…..…………….…………………………… pag – 10.
INTRODUÇÃO
Começamos a dizer que neste pequeno paper propomo-nos a mostrar alguns poucos aspectos das origens do homem em cumprimento da disciplina de antropologia do curso de graduação em enfermagem da UDESC, campus Palmitos, CEO. Desde que o homem é homem, ele se preocupa com a sua origem. Para explicá-la em todos os povos podemos encontrar histórias e lendas antigas. A grande maioria destas histórias admite a existência de um ser superior com grande inteligência, que teria planejado o universo e tudo que o compõe.
DESENVOLVIMENTO
A Origem do Humem
Há dezenas de anos, os cientistas têm pesquisado sobre a origem do ser humano. Encontraram muitos fósseis de ancestrais humanos. Os mais antigos foram descobertos na África, o que sugere que o homem originou-se neste continente.
Na África foram descobertas ossadas aparentemente humanas datando de milhões de anos. São pedaços de crânios, maxilares, dentes e fêmures. Estudando-os, os cientistas perceberam que eles pertenceram a diferentes tipos de seres. Por serem semelhantes ao homem, deram-lhes o nome genérico de hominídeos.
Todos eles eram bípedes, quer dizer, andavam apoiando-se somente nas pernas. Atualmente, os hominídeos são classificados em dois gêneros: Australopithecus e Homo.
O Australopithecus é o nosso mais antigo ancestral. Vivia na parte sul e oriental da África, há cerca de 1,5 a 5,5 milhões de anos, agrupado em pequenos núcleos familiares.
De longe, os Australopithecus pareciam macacos. Eram pequenos: o adulto media cerca de 1,20 m de altura e pesava uns 30 kg. Alimentavam-se basicamente de