patrimonio imaterial - congo de roda d'água
Patrimônio cultural imaterial (ou patrimônio cultural intangível) é uma concepção de patrimônio cultural que abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras. São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas e expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.
Os bens culturais imateriais estão relacionados aos saberes, às habilidades, às crenças, às práticas, ao modo de ser das pessoas. Desta forma podem ser considerados bens imateriais: conhecimentos enraizados no cotidiano das comunidades; manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas; rituais e festas que marcam a vivência coletiva da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social; além de mercados, feiras, santuários, praças e demais espaços onde se concentram e se reproduzem práticas culturais.
O patrimônio material é formado por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas. Eles estão divididos em bens imóveis – núcleos urbanos, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais – e móveis – coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.
CONGO DE RODA D’ÁGUA
João Bananeira e a procissão do Congo de Roda D’água
No Estado do Espírito Santo, o município de Cariacica fica na região da Grande Vitória. Cariacica é um dos mais antigos do Estado do Espírito Santo. Sua superfície tem 285km2. A cidade reúne área urbana, que apresenta grande polo de indústrias e amplo território rural, marcado por áreas de preservação do meio ambiente.
Na cultura, Cariacica se destaca pelas manifestações influenciadas principalmente por tradições negras e indígenas. O Carnaval de Congo, por