Educacao jesuita
A Companhia de Jesus foi fundada por Inácio de Loyola (1491-1556) em 1534. Foi a mais poderosa organização da Igreja católica durante muitos séculos e ainda na atualidade ocupa posição de destaque no Vaticano.
Na educação, exerceu grande influência, pois substituiu a ação de outras instituições católicas que entraram em decadência por conta da Reforma Protestante, a exemplo das escolas monásticas e catedralícias. De certa forma foram os colégios e as universidades dos jesuítas que, nesta época, vão ser os mecanismos mais importantes para conter a saída de fiéis do catolicismo.
A educação dos jesuítas é regida pelo Ratio Studiorum. Assim era a organização no campo educacional. Para começar existia uma forte hierarquia nos colégios: cada estabelecimento era dirigido por um Reitor, auxiliado por um Prefeito de estudos, que era quem dirigia a instituição e fiscalizava os professores.
[pic] [pic] [pic]
O filme Tempos Modernos refere-se a uma crítica ao modernismo e ao capitalismo representado através da industrialização, onde o operário robotia-se a uma rotina baseada na incansável linha de montagem de uma indústria.
Carlitos, personagem principal interpetado por Chales Chaplin, é um trabalhador que manuseia a máquinha e come ao mesmo tempo, deixando claro o excesso de trabalho ao qual era submetido e após o temino de sua jornada, se comportava como se ainda estivesse a exercendo.
Sob uma saturação, Carlitos adoece e é internado em um sanatório. Ao retonar, depara-se com a crise de 29, na qual toda parte empregativa estava falindo e o país passava por uma grande miséria. Se vê obrigado a ir em busca de um novo emprego para que pudesse sobreviver à toda aquela crise.
Em meio a toda confusão que acontecia na cidade, como protesto e greves, ele acaba sendo confundido com um agitado comunista e é preso. Após algum tempo o operário é solto pela polícia por agradecimentos, uma