educacao infantil
A HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL*
Profª. Ordália Alves de Almeida1
Embora reconheçamos o valor das teorias e investigações sobre a educação da criança pequena, no processo de construção dessas propostas educativas, nossa experiência na equipe de coordenação da pré-escola, da rede educacional do Estado de Mato Grosso do
Sul e como professora do curso de Pedagogia, levou-nos a constatar que a maioria dos professores tiveram acesso a algumas teorias sobre a educação infantil de forma bastante vaga, através de cursos rápidos que não lhes oportunizavam uma maior reflexão sobre sua realidade e, nem mesmo, a possibilidade concreta de construírem teorias adequadas à sua prática e nas quais realmente acreditavam.
Queremos reafirmar: para nós, o suporte teórico-metodológico do professor, no caso específico, do professor de infantil, explicita-se no seu discurso e na sua prática diária.
Nesse momento, vale ressaltar que nosso propósito, ao pensar no desenvolvimento de nossa pesquisa foi o de investigar a prática docente do professor de educação infantil, mas principalmente, contribuir para que ele realize uma reflexão sobre a mesma a partir de referenciais teóricos.
Nosso processo de desenvolvimento pessoal e profissional impõe-nos considerar vários fatores para a realização de uma análise mais fidedigna e acurada.
Partimos, então, do pressuposto de que esse processo de construção não parte do nada, e sim de referenciais obtidos ao longo do processo de educação e formação dos professores.
Essa construção se dá num processo de formação, ação, reflexão e transformação e não pode ser entendida como uma cópia fria e neutra de teorias educacionais. O contexto social é outro determinante que não pode ser ignorado, na medida em que considerarmos que o processo educativo envolve aluno, professor, corpo técnico-administrativo, pais, recursos materiais, teorias e práticas numa perspectiva dialógica.
Nosso objetivo maior foi o de