Logica nas comunicações interpessoais
01) Comunicação Interpessoal 03
02) Relações Interpessoais 03
03) Lógica 03
04) Inferência Lógica Comunicação 06
05) Silogismo 06
06) Argumento 08
07) Falácias 09
08) Proposição 09
09) Premissas 10
10) Comunicação Escrita com Lógica 10
11) Comunicação Oral com Lógica e sem Lógica 12
12) Conclusão 14 Bibliografia 16
Trabalho realizado em equipe de nove alunos, para a disciplina de Lógica, onde tentamos estabelecer as ligações entre as relações interpessoais – fala e escrita- com a Lógica.
Neste processo de estudos descobrimos que é muito comum a associação entre o raciocínio lógico e o pensamento matemático, entretanto, nas suas raízes mais fundas a lógica se alimenta muito mais primeiramente e essencialmente da língua do que da técnica ou da linguagem matemática, que é muito posterior.
Colocamos então os elementos que compõe a lógica e a comunicação, tentando compreender elos que as mantenham em relação e de que forma se complementam. Esse foi um processo de aprendizagem, por meio de pesquisa, onde pudemos mergulhar nos conceitos de linguagem e lógica.
1)- Comunicação Interpessoal
A comunicação pode ser considerada o processo social básico, primário, porque é ela que torna possível à própria vida em sociedade. Vida em sociedade significa intercâmbio. E todo intercâmbio entre os seres humanos só se realiza por meio da comunicação. A comunicação preside, rege todas as relações humanas.
A etimologia da palavra sugere que se trate de um conceito eminentemente social na sua origem. Assim sendo, em primeiro lugar diz respeito ao homem. Em segundo lugar, trata-se de um fenômeno concreto, objetivo, que ocorre quando um ser A transfere uma informação a um ser B. Em terceiro lugar, a comunicação seria um processo ativo, ou seja, envolve na sua essência um propósito, que é o de se influenciar outro ser, modificar seu comportamento, obter uma resposta. Em quarto lugar, a tendência da relação