Aps Waldir Bettoi
CURSO DE PSICOLOGIA / Campus Paraíso / Período Manhã
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA:
ESTUDOS SOBRE PERCEPÇÃO E EMOÇÃO
Claudia Sampaio Barral, RA: T754JD0
Trabalho apresentado como exigência para obtenção das horas correspondentes à APS do semestre.
Orientação: Prof. Dr. Waldir Bettoi
São Paulo
2012
Claudia Sampaio Barral RA: T754JD0
Julia Ramos RA: A285JF5
Liliane de Souza Gimenez RA: B470II8
Maria de Lourdes T.Aguena RA: B369AB0
Marcelo Assis Araujo RA: B532AF0
Mozelita Calixto N.Mello RA: B364GD8
Rita Cássia Silva Marcelino RA: T466AE8
O FENÔMENO DA FIGURA-FUNDO COMO FORMA DE ORGANIZAÇÃO PERCEPTUAL: FIGURAS REVERSÍVEIS
Trabalho apresentado como exigência para a avaliação das Atividades Práticas Supervisionadas do curso de graduação em Psicologia, período manhã, UNIP/Universidade Paulista.
Orientador - Professor Dr. Waldir Bettoi
São Paulo
2012
1 - INTRODUÇÃO
A percepção é fenômeno de interpretar sensações. Se sensação é o processo de detectar a energia física do ambiente e codificá-la como sinais neuronais (Atkinson, 2002), pode-se dizer que através da percepção dotamos as sensações de sentido. A percepção humana seleciona, organiza e interpreta sensações, com o objetivo de traduzir para o mundo interno as informações que chegam do exterior. (Myers, 2006)
No entanto, percepção e sensação estão interligadas. A leitura de nossas sensações é comprometida pela subjetividade daquele que percebe. Da mesma forma, a subjetividade do perceptor interfere no que será percebido e também como será percebido.
Através da seleção e organização do grande número de estímulos variados aos quais o homem é exposto habitualmente na suavida cotidiana, é possível formar uma leitura do mundo. A fim de transformar sensações sem sentido em percepções com sentido, devemos organizar informações sensoriais, destacar objetos do seu fundo, vê-los de forma constante e com significado, detectar distâncias e