Educacao especial
A educação se faz de forma igualitária através de um sistema de ensino que zele por uma educação integral beneficiando a todos os cidadãos.
A escola UEB (Unidade Escolar Barreirinhas) ampliou todo o seu processo de ensino-aprendizagem por meio de muitos métodos, teorias de ensino, recursos especial, favorecendo assim o desenvolvimento integral de todos os alunos.
Uma das mais evidentes conquistas que a vida democrática nos trouxe nos últimos tempos é a educação inclusiva, pois colocamos a todos os cidadãos na produção e nos benefícios comuns da vida social. A educação especial é um direito, não é um ato de benevolência.
A política de educação especial oficializou o termo de inclusão no campo da educação, afirmando que o principio d inclusão consiste no reconhecimento da necessidade de se caminhar rumo à escola para todo um lugar que inclua todos os alunos; celebre as diferenças e apóie a aprendizagem e responda as necessidades individuais. (declaração de sala manca, 1994, p. 23)
De acordo com as alternativas de procedimentos didáticos específicos e adequados as necessidades educacionais do aluno portador de deficiências que implicam espaço físico, recursos humanos e material diferencial, a política nacional de educação especial oferece as seguintes modalidades de atendimento. (Brasil, 1994)
I sala especial
II sala de recurso
III atendimento itinerante
IV escola especial
V oficina pedagógica
A política nacional da educação especial na perspectiva de educação inclusiva (2008 p. 15) define o atendimento educacional especializado AEE com a função complementar e, ou suplementar a formação dos alunos especificando que “o atendimento educacional especializado tem como função, identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a participação dos alunos considerando suas necessidades específicas.
A constituição da República Federativa do Brasil (1988) define, no art. 205 a educação como um