Educacao Assistida Por Animais
Dr. Escargot: utilização de pequenas criações na terapia e no processo educacional
Descrição: Projeto que envolve profissionais de diversas áreas, abordando a educação e a terapia, com o objetivo principal de introduzir pequenas criações no ambiente imediato de crianças, com e sem necessidades especiais. Esse animal foi escolhido por apresentar propriedades comportamentais que não afetam a segurança das crianças, sendo bem aceito. O projeto será desenvolvido no Heliciário Experimental Profa. Dra. Lor Cury, com freqüentes visitas a campo para coletas de dados, em instituições de Pirassununga, Santa Rita do Passa Quatro e Ribeirão Preto. As duas fases do projeto, educacional e terapêutica, serão baseadas na observação do relacionamento das crianças com escargots, através de filmagens, fotografias, além de entrevistas e questionários com todos os envolvidos no processo. Os pesquisadores realizarão a análise, a categorização e interpretação dos dados de modo qualitativo, verificando os resultados obtidos. Hipotetiza-se que os mesmos serão positivos, uma vez que estudos já realizados envolvendo ser humano e outros animais demonstraram benefícios bio-psico-sócio-culturais (AU).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Maria de Fátima Martins - Coordenador.
.
EDUCAÇÃO ASSISTIDA POR ANIMAIS (EAA)
Trata-se de uma estratégia pedagógica onde o animal contribui com o educador no processo de ensino, uma vez que os animais tornam-se uma influência motivadora no avanço da qualidade e desenvolvimento da aprendizagem. Leia: Professores usam Escargot para estimular o aprendizado e acalmar os alunos
E quais animais podem ser utilizados nessas atividades?
Basicamente, todos! Trabalhei com Zooterapia durante boa parte da minha graduação com diversos públicos: crianças, idosos, necessidades especiais, e acabei concluindo algumas coisas bem interessantes.
São utilizados animais que, normalmente, são tidos como afáveis com o ser humano. Gatos e cães,