Educa O Especial
Algumas metodologias de ensino: Conteudista
Preocupa-se mais com conteúdos formais, sem focar tanto na individualidade do aluno ou no desenvolvimento de raciocínio lógico. A avaliação é feita principalmente por meio de provas.
Construtivista
Incentiva a construção do conhecimento pelo próprio aluno e valoriza o pensamento e raciocínio. A avaliação também é feita principalmente com provas, mas essas têm um caráter de diagnóstico do aprendizado do aluno, apontando o que pode ser melhorado.
Interacionista
Aborda o ensino com ênfase no desenvolvimento social. O aprendizado decorre da compreensão do homem como um ser em contato com a sociedade. Os estudantes são incentivados a realizar trabalhos em grupo e o desenvolvimento é derivado da linguagem (pode ser combinada com a construtivista). Apesar de também usar provas, conta com métodos de avaliação mais livres, como trabalhos em grupo.
Waldorf
Valoriza o bem estar da criança no mundo e passa o conteúdo de maneira mais lúdica, por meio de poemas, música ou artes visuais. Não adota material didático, mas propõe que o aluno construa o seu próprio material de consulta no caderno. As avaliações são contínuas e diversificadas em diferentes formatos, que são usados também como diagnóstico e base para os futuros trabalhos.
Embora o método de ensino conteudista seja o mais popular no ensino regular,este se prova ineficaz frente a alunos com transtornos globais de desenvolvimento(T.G.D),os quais incluem mas não se limitam á Autismo,Síndrome de down,Deficiência intelectual e até super eficiência intelectual. No contexto geral o método Waldorf se provou mais efetivo em alunos com transtornos emocionais,estes acabam não sendo incluídos no ensino regular.Já a metodologia construtivista funciona melor em alunos com deficiência intelectual síndrome de down e permite a inclusão dos mesmos no ensino reguar mediante supervisão.O método interacionista permite a