Eduard deming
DEMING: Considerado um dos maiores expoentes na área da qualidade pela sua contribuição e o impacto que suas ideias causaram nas estratégias competitivas na segunda metade do século XX.
Nascido em Sioux City, Iowa dia 14 de outubro de 1900, filho mais velho de uma família de três irmãos, Deming precisou trabalhar em sua infância para auxiliar os pais, então fazendeiros em Wyoming.
Sua mãe Pluma Irene Edwards, havia estudado em São Francisco e tocava musica e seu pai, William Albert Deming, havia estudado leis e matemática, enfatizavam a importância dos estudos e assim Deming teve oportunidade de estudar, entrando em 1917 para Universidade do Wyoming em Laramie, formando-se em 1921 em engenharia elétrica, obteve o titulo de mestre em 1925 na Universidade do Colorado e em 1928 o doutorado em Yale, ambos em física e matemática.
Trabalhou em alguns verões na Western Electric Company, atuou como professor na Universidade do Colorado e em Yale e desde 1927 no Departamento de Agricultura Norte Americano em Washington, sendo posteriormente transferido para o Serviço de Censo Norte Americano, desenvolveu diversas abordagens estatísticas na área.
Seu envolvimento com a qualidade se deu trabalhando com Walter Shewart na Bell Telephone Laboratories (Bell Labs) do telefone AT&T, que foram a base de suas ideias, ideias que passaram despercebidas nos EUA.
Acreditava que a qualidade dependia do envolvimento da alta administração, encontrou receptividade dos dirigentes japoneses em suas propostas.
Convidado pela JUSE em 1950 após o lançamento de seu livro no Japão “Elementary principles of quality control end statistics”, realizou 11 viagens ao Japão no período, sendo considerado um dos marcos no processo de melhoria da qualidade daquele país.
A ele é atribuído o mérito de ser o grande divulgador das ideias da qualidade junto aos japoneses.
Faleceu em dezembro de 1993.
Vida e Obra
No Japão, estavam