Edmund Burke
Um crítico da Revolução Francesa e defensor das tradições sociais e constitucional (Parlamento)
- Valorizava Parlamento como forma de controle de poder, com decisões populares, sem haver a possibilidade de retomada de um poder absoluto, buscando o equilíbrio do poder da Coroa e do Parlamento, afirmava que o jogo político devia ter somatória = 0.
- Grande defensor dos partidos políticos, porque dessa maneira poderia ser viabilizado diferentes interesses, e não de apenas um grupo do Parlamento . A solução dele era descritiva, ou seja, focada na operacidade do governo, em que o Parlamento é um instrumento que viabiliza processo de tomada de decisão.
- Criticava a Revolução Francesa, pois para Burke ideais não funcionam, não se pode fundar Instituições. Essas concepções teóricas obstruem a ação política por não levarem em conta as circunstâncias complexas em que os reais problemas se encontram.
- Composição ministral deve estar subordinada ao Parlamento, porque se assim não for, os que compõem estão atendendo apenas á interesses próprios.
Foi também considerado por alguns como liberal conservador pois defendeu ideias liberais na Revolução Whig, tinha tolerância religiosa e defendia a Economia de Mercado. Defendia também o contrato social.
Este afirmava que a França devia ter feito como a Inglaterra, que teve ajustes institucionais, viabilizando um processo de Monarquia Inglesa que seguiu os modelos tradicionais, com apoio popular.
==
==
==
==
==
==
==
==
==
==
==
==
==
==
==
==
==
==
==
==
==
==
==
==
==
==
==
About his life :
Burke was a hugely influential Anglo-Irish politician, orator and political thinker, notable for his strong support for the American Revolution and his fierce opposition to the French Revolution.
Edmund Burke was born in Dublin on 12 January 1729, the son of a solicitor. He was educated at Trinity College, Dublin and then went to London to